
Regulamento Geral da Escola
CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO
O presente documento - Regulamento de Funcionamento da Formação da entidade António Santos Pinto da Silva Pereira de Almeida Lino, doravante designada como GemsValue foi concebido a pensar em si, visando a qualidade e o bom funcionamento da formação.
O presente Regulamento da Formação tem como principais objetivos:
-
Informar sobre a estrutura e funcionamento dos Cursos de formação da GemsValue;
-
Estabelecer regras de funcionamento, em termos de direitos e deveres dos intervenientes da formação;
-
Dinamizar um processo contínuo e permanente de desenvolvimento pessoal e profissional e de melhoria de competências e capacidades funcionais dos profissionais das áreas de formação da GemsValue.
CAPÍTULO II: ÂMBITO APLICAÇÃO
O conteúdo do presente regulamento abrange todas e quaisquer ações de Formação Profissional concebidas, desenvolvidas e executadas pela GemsValue.
As referidas ações de formação têm lugar nas instalações da GemsValue, podendo, em casos excecionais, serem desenvolvidas fora das suas instalações.
CAPÍTULO III: POLÍTICA E ESTRATÉGIA
Visão, Missão e Política
Através da formação profissional, a GemsValue pretende desenvolver nos indivíduos um conjunto de competências pessoais e profissionais que lhes permita uma maior adaptabilidade e melhoria das suas atividades profissionais e/ou na inserção no mercado de trabalho nas áreas da Gemologia (Diamantes, Corindos, Berilos, Turmalinas,..) e Lapidação de Pedras Preciosas em bruto, nomeadamente nas seguintes áreas de Educação e Formação, segundo a Portaria 256/2005 de 16 de Março:
543 - Materiais (madeiras, cortiça, papel, plástico vidros e outros)
443- Ciências da Terra
Através da sua política de formação profissional, a GemsValue, procura:
-
Qualificar profissionais com competências e conhecimentos nas áreas acima identificadas que sejam fundamentais para a sua evolução na carreira;
-
Transferir e atualizar conhecimentos para pessoas no ativo;
-
Estabelecer parcerias com entidades que confiram maior qualidade nas nossas ações de formação tendo o foco na satisfação dos seus formandos.
A estratégia da GemsValue tem como principais pilares:
-
Seleção de espaços e de equipamentos que garantam a qualidade da sua oferta formativa;
-
Seleção de parceiros e de formadores, com competências e conhecimentos que sejam adequados às ações de formação e ao público-alvo;
-
Procura da melhoria contínua dos processos de formação, através da revisão e atualização dos métodos e conteúdos formativos;
-
Promoção de serviços de peritagem e de oferta formativa, junto de profissionais que trabalham no setor e dar a conhecer os benefícios da formação profissional;
-
Promoção de serviços e oferta, junto do mercado em geral, de acordo com necessidades e oportunidades identificadas.
CAPÍTULO IV: APRESENTAÇÃO
HISTÓRIA
A Escola GemsValue, resulta de um projeto único em Portugal, tornado realidade pelo Prof. António D`Almeida Lino |Eng. e Gemologo Especialista, descendente de uma família com larga experiência com mais de 100 anos comprovados, no sector de joalharia, ourivesaria e mineralogia em Portugal [1].
GemsValue, destaca-se pelas elevadas competências científicas comprovadas por uma equipa multidisciplinar constituída por Professores Doutorados, Formadores Gemologos, Lapidadores e Joalheiros interessados em investigar e aprofundar os conhecimentos em gemologia em Portugal, com o intuito de promover, difundir e formar pessoas, agentes ou instituições.
Assim, tem como principal objetivo apostar na formação e ensino (teórico e prático), estudo, investigação e formação de serviços na área gemológica e ourivesaria / joalharia, bem como prestação de serviços de avaliação de gemas e peças de ourivesaria.
[1] Augusto José da Cunha foi ministro dos Negócios da fazenda entre 12 de Novembro de 1889 e 11 de Janeiro de 1890, no ministério de José Luciano de Castro, e de Novembro de 1890 a Maio de 1891. Exerceu, também, o cargo de ministro das Obras Públicas entre 7 de Fevereiro de 1897 e Agosto de 1898, no ministério de José Luciano de Castro. Foi ainda o primeiro Reitor da Universidade de Lisboa.
Augusto José da Cunha tirou os seus cursos na Escola Politécnica e da Escola do Exército. Leciona a cadeira de Mecânica e de Topografia do Instituto Nacional de Agricultura e Veterinária, onde chega a ser diretor, e foi designado para ser um dos mestres rei D. Carlos.
Foi vice-governador Diretor do Banco de Portugal, e desenvolveu as oficinas de cunhagem e de impressão quando exerceu funções de Diretor da Casa da Moeda, em 1880.
Teve ainda um papel relevante no meio académico ao escrever vários manuais para o ensino secundário, adotados nos liceus do Reino e em diversos colégios privados.
CAPÍTULO V: FORMAS E MÉTODOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO
DISPOSIÇÕES GERAIS
Qualquer pessoa, ou profissional pode formalizar a sua inscrição, através do preenchimento de uma ficha de inscrição. Esta ficha pode conter dados pessoais e profissionais, fundamentais a uma correta organização do curso.
Decorrente do parágrafo anterior, poderão os candidatos formalizar a sua inscrição presencialmente, ou pedir a ficha de Pré-inscrição pelo site www.GemsValue.com . Após receção da Ficha de Pré-inscrição ou após o primeiro contacto do potencial formando estabelecido com a GemsValue, ser-lhe-á enviado o Programa de Formação do Curso, o Regulamento da Formação e a ficha de Inscrição.
Para finalizar a inscrição, o candidato terá de entregar, em formato digital ou em papel os seguintes documentos:
-
Documentos de identificação: Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte, Cartão de Cidadão ou equivalente;
-
Certificados de Habilitações Académicas ou Profissionais que comprovem que o nível de conhecimentos é adequado ao programa e objetivos da ação em que o candidato pretende inscrever-se;
-
Curriculum Vitae;
-
Ficha de Inscrição.
Nenhum formando/a poderá ser excluído de qualquer ação de formação em função da sua orientação sexual, identidade de género, opção política, situação social e/ou outros fatores que possam ser considerados discriminatórios;
Sem prejuízo do número anterior, a GemsValue, pode de forma a garantir a qualidade da oferta formativa, selecionar formandos em função do seu conhecimento, experiência profissional conforme o curso a desenvolver, tendo que obrigatoriamente divulgar os requisitos para a frequência do curso.
Forma e Método de Seleção de Formandos:
Os processos de candidatura dos formandos são analisados com base nos critérios de seleção definidos pela GemsValue, previamente divulgados através dos meios de divulgação relativos a cada curso.
Os critérios definidos para a frequência dos nossos cursos são os seguintes:
-
Preenchimento dos requisitos imprescindíveis ou condições de elegibilidade (caraterísticas dos formandos: idade, nível de formação, perfil profissional, situação face ao emprego, residência, outros requisitos impostos pela legislação aplicável);
-
Motivação para a frequência da ação;
-
Ordem de inscrição;
-
Encontrar-se desempregado ou empregado na área da educação e formação que se candidata;
-
Análise do CV que demonstre experiência na área de Educação e formação que se candidata;
-
Entrevista tendo por base um guião contendo, para além dos requisitos imprescindíveis, outros considerados necessários à frequência da ação, tais como, conhecimentos prévios, motivação e disponibilidade.
Os candidatos que não reunirem os requisitos imprescindíveis são automaticamente excluídos e após ponderação e seleção, é comunicado ao candidato a decisão tomada.
A constituição do grupo de formandos só é válida quando existe o número mínimo de 02 formandos.
Como resultado do processo de seleção, nos casos em que tal se aplique, é elaborada uma listagem com a hierarquização das candidaturas. A lista de formandos selecionados para a frequência da ação e uma lista de suplentes no caso de eventuais desistências. Os candidatos não selecionados poderão sempre obter informações sobre os motivos da sua não seleção. Poderão ainda, se assim o entenderem, apresentar quaisquer reclamações que julguem pertinentes, orais ou por escrito, ao GF/CP, o qual deverá pronunciar-se em tempo útil, isto é, antes do início da ação de formação.
O processo de seleção de formandos dar-se-á por completo com a assinatura do formando/a nos seguintes documentos:
-
Ficha de inscrição com o conhecimento das regras da atividade formativa;
-
Contrato de formação entre o formando selecionado e a GemsValue.
O processo de seleção de formandos dar-se-á por completo com a assinatura de um contrato de formação, entre o formando selecionado e a GemsValue onde estão determinadas todas as condições de participação nas atividades formativas.
Nenhum formando poderá iniciar o curso em que se inscreve sem ter realizado o seu pagamento.
Forma e Método de Seleção de Formadores:
A GemsValue, por ter uma oferta formativa muito específica, dispõe de uma bolsa de formadores que é permanentemente atualizada, através da publicação de anúncios, de candidaturas espontâneas, ou ainda, através do recurso a entidades ligadas à investigação, experimentação e ensino, nomeadamente do ensino superior.
Todos os interessados em integrar a Bolsa de Formadores da GemsValue podem apresentar a sua candidatura, por correio eletrónico, os seguintes documentos:
-
Curriculum Vitae devidamente atualizado, detalhando a experiência profissional e pedagógica;
-
Certificado de habilitações académicas;
-
Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Formador / Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) de Formador;
-
Declarações comprovativas da experiência formativa;
-
Ficha Curricular DGERT atualizada.
A GemsValue assume como preferencial a seleção de formadores com o seguinte perfil:
-
Formação científica, técnica, tecnológica e prática, que implica a posse de qualificação de nível igual ou superior ao nível de saída dos formandos nos domínios em que desenvolve a formação;
-
Competências pedagógicas e forte motivação pedagógica e capacidades de orientação e desenvolvimento dos formandos para o alcance dos objetivos da formação;
-
Aptidão psicossocial, no sentido de desenvolver, designadamente, o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e heterocrítica, bem como a assunção das funções cultural, social e económica da formação;
-
Três anos de experiência na área de Educação e Formação;
O candidato que não reunir os requisitos imprescindíveis é, automaticamente, excluído.
Para a seleção de novos formadores é utilizada a seguinte metodologia:
-
Análise curricular;
-
Entrevista pessoal de seleção, a realizar pelo Gestor de Formação, para aferição da conformidade das características pessoais com o perfil pretendido.
CAPÍTULO VI: DISPOSIÇÕES RELATIVAS A RESPONSABILIDADES, DEVERES E COMPETÊNCIAS
São responsabilidades/deveres da GemsValue:
-
Respeitar os contratos com as entidades e/ou formandos a quem presta os seus serviços de peritagem e formação;
-
Garantir as melhores condições possíveis de formação, ambiente de trabalho entre todos os agentes, instalações e equipamentos utilizados;
-
Aplicar a lei em vigor, nomeadamente a que diz respeito Formação Profissional;
-
Disponibilizar instalações, equipamentos, condições e informação que satisfaçam as necessidades dos formandos nas nossas áreas de educação e garantir a qualidade da formação;
-
Fornecer documentação de apoio relativa a cada Curso;
-
Elaborar os elementos de registo constantes do Dossier Técnico-Pedagógico;
-
Analisar relatórios de acompanhamento e avaliação da formação, reclamações e sugestões que nos sejam apresentados, tendo em vista a melhoria do nosso sistema de formação;
-
Supervisionar e acompanhar o cumprimento do programa de cada Curso;
-
Respeitar e garantir a integridade de cada formando.
São responsabilidades/deveres dos formadores:
-
Participar nas reuniões de preparação, acompanhamento e avaliação organizadas pela GemsValue;
-
Preparar atempadamente os Planos de Sessão, cumprir com o programa e no respeito pelas metodologias indicadas nos programas de formação;
-
Preparar e disponibilizar em primeiro lugar à GemsValue, os suportes pedagógicos de apoio aos formandos (Ex: manuais do formando, textos de apoio, baterias de casos práticos, teste e outros suportes a utilizar) adaptados aos níveis de formação e ao público-alvo e de acordo com o referencial proposto pela GemsValue;
-
Preparar e aplicar instrumentos de avaliação de conhecimentos adquiridos, conforme o previsto nos programas de formação;
-
Cumprir os horários de formação e procurar sempre o alcance dos objetivos tendo em consideração as particularidades dos destinatários;
-
Respeitar os equipamentos utilizados na formação e pautar pelo zelo em todas as normas de higiene e Segurança;
-
Ter na sua atuação padrões de comportamento que estimulem a criação de um clima de confiança e compreensão mútua entre todos intervenientes no processo formativo;
-
Manter a GemsValue informada acerca das ocorrências de caráter pedagógico, logístico ou administrativo, que possam assegurar o normal desenvolvimento da formação;
-
Cooperar ativamente com a GemsValue e com os seus clientes, bem como com todos os outros intervenientes do projeto de formação na eficácia da formação;
-
Implementam os conteúdos programáticos definidos, utilizando os métodos de ensino e o material didático adequado;
-
Reformulam em conjunto com o Coordenador de Formação, sempre que se justifique, estratégias formativa e/ou instrumentos de avaliação;
-
Atualizam os registos dos Dossiers Técnico-Pedagógicos dos cursos que dinamizam;
-
Informam o Coordenador de Formação sobre a evolução do processo de aprendizagem dos seus formandos;
-
Contribuem para uma boa dinamização das ações de formação, informando o Coordenador de Formação de qualquer ocorrência ou processo de substituição que se verifique e da necessidade de melhoria das instalações, do equipamento ou do material pedagógico distribuído;
-
Cumprem de forma rigorosa o cronograma do curso e comunicam o Coordenador de Formação qualquer situação de impedimento ou que exija alguma alteração ao cumprimento do cronograma aprovado, justificando o motivo dessa situação.
-
Atribuições e competências do Gestor de Formação/Coordenador Pedagógico:
O Gestor de Formação/Coordenador Pedagógico tem por função principal a definição da política de Formação da Empresa.
É responsável pela Gestão dos recursos afetos à formação, bem como pela elaboração, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano de formação.
Tem ainda a seu cargo as seguintes competências:
-
Assegurar o cumprimento dos objetivos do Plano de Intervenção/Atividade Formativa;
-
Assegurar o cumprimento dos requisitos de Certificação e a ligação ao Sistema;
-
Assegura o cumprimento dos procedimentos definidos no Manual de Qualidade da Atividade Formativa da GemsValue;
-
Assegurar a articulação da função formativa às restantes funções dentro da Organização;
-
Ser o elo de ligação entre a gestão de topo, os formandos e, caso se aplique, as Empresas Clientes;
-
Analisar os resultados da atividade Formativa;
-
Propor e introduzir ações de melhoria de forma a garantir a satisfação de todos os intervenientes no processo formativo;
-
Analisar, reencaminhar e/ou resolver todas as reclamações, garantindo a sua resolução de forma fundamentada e independente;
-
Assegurar e fazer cumprir todos os procedimentos necessários a uma boa prossecução dos objetivos definidos para a Área de Formação.
-
Coordenar a atividade administrativa inerente aos processos de formação;
-
Assegurar o apoio à gestão da Formação, o acompanhamento pedagógico das ações de formação, a articulação com os Formadores e outros agentes envolvidos no processo formativo;
-
Apoiar e participar no levantamento de necessidades de formação e colaborar no planeamento e calendarização das ações de formação;
-
Organizar e planificar as atividades de formação, supervisionando todos os processos e gerindo os projetos desenvolvidos de acordo com os referenciais de qualidade instituídos e em vigor;
-
Reunir com os Técnicos envolvidos nos projetos para transmitir a informação necessária a uma adequada execução;
-
Definir o calendário de reuniões com os técnicos no decurso dos projetos;
-
Gerir e controlar os tempos de execução estabelecidos para os projetos;
-
Reunir com os Técnicos no sentido de analisar e validar os projetos em execução;
-
Analisar os questionários de avaliação das ações de formação;
-
Recruta e seleciona os formadores externos;
Atribuições e competências do Responsável pelo Atendimento Diário:
-
Assegura o atendimento diário presencial ao público, telefónico e por correio eletrónico que se realiza das 15:00 às 19:00, de 2ª a 6ª feira;
-
Organizar a correspondência;
-
Responde a qualquer solicitação do público que pretenda contactar a GemsValue ou remete para quem de direito, no caso de não estar em condições de dar resposta;
-
Representa a imagem da GemsValue, respondendo pela atividade do mesmo junto do público;
-
Colabora na organização logística e administrativa da organização.
CAPÍTULO VII: CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO
OBRIGAÇÕES E DEVERES DOS FORMANDOS
Aplicam-se aos formandos as seguintes obrigações e/ou as seguintes regras:
-
Cumprimento deste regulamento;
-
Cumprimento da Legislação Nacional relativa à Formação Profissional;
-
Respeitar colegas, funcionários e formadores;
-
Ser assíduo e pontual durante a ação de formação;
-
Cumprir as normas de higiene e segurança e de manutenção e limpeza de equipamentos usados na ação de formação, bem como todas as instalações usadas;
-
Cumprir as normas, ordens e regras emitidas pela coordenação e gestão da ação;
-
Responsabilizar-se por qualquer estrago provocado voluntariamente ou não em equipamentos ou nas instalações;
-
Comunicar por escrito, ao coordenador da ação, mudança de dados pessoais, reclamações, incidentes ou esclarecimentos;
-
Prestar provas de avaliação e ser avaliado, de acordo com o definido no Programa de Formação do Curso;
-
Seguir as orientações dos formadores relativamente ao seu processo de ensino e aprendizagem;
-
Tratar com respeito e correção qualquer membro da GemsValue;
-
Abster-se da prática de quaisquer atos donde possa resultar prejuízo ou descrédito para a GemsValue e/ou quaisquer dos seus formadores, titulares de órgãos sociais ou colegas, sob pena de aplicação de medidas disciplinares sancionatórias;
-
Guardar lealdade para com os membros da GemsValue, não plagiando quaisquer conteúdos do Curso;
-
Respeitar a integridade física e psicológica de todos os envolvidos da GemsValue;
-
Permanecer no Instituto durante o horário das formações;
-
Respeitar o intervalo entre as sessões, abstendo-se de perturbar os formadores, respeitando assim a sua pausa;
-
Assinar e cumprir as condições do Contrato de Formação Profissional.
Aplicam-se aos formandos as seguintes interdições:
-
Consumir, guardar ou permutar qualquer tipo de bebida alcoólica, drogas ou estupefaciente;
-
Fumar fora dos locais indicados para o efeito;
-
Danificar qualquer conteúdo das instalações onde decorre a ação;
-
Apresentar estado de embriaguez ou indiciar consumo de drogas.
-
Não levar quaisquer materiais, equipamentos tecnológicos, instrumentos ou engenhos passíveis de perturbarem o normal funcionamento das atividades formativas;
-
Não usar computadores, gravadores, máquinas fotográficas ou telemóveis durante as sessões e exames;
-
Não trazer joias, pedras ou artefactos nem pedir quaisquer informações sobre o valor comercial dos mesmos e sua origem.
Requisitos:
Aplicam-se as condições previstas na Legislação Nacional e Comunitária que regula a Formação Profissional, em termos gerais, e as condições particulares previamente divulgadas no caso de ações específicas.
Assiduidade:
Aplicam-se aos formandos o regime de assiduidade com as seguintes regras.
Todas as ausências obrigam à comunicação escrita folha de ocorrência das causas, no máximo dois dias úteis após o facto, sendo consideradas faltas justificadas e sujeitas a comprovação por escrito as originadas pelos factos seguintes:
-
Falecimento de familiares;
-
Casamento;
-
Provas de exame em estabelecimento de ensino;
-
Doença, acidente, cumprimento de obrigações legais, prestação de auxílio urgente à família.
As ausências para além das apontadas anteriormente são consideradas faltas injustificadas.
Em cada ação de formação (ou módulo), o formando não poderá exceder 5% de faltas injustificadas.
O limite de faltas, quer sejam justificadas ou injustificadas, não deverá ultrapassar 10% da carga horária do Programa ou Curso, exceto indicação expressa por escrito em contrário por parte da GemsValue.
Determinadas ações de formação obrigam a uma assiduidade de 100% por parte do formando. Nestes casos, o formando será previamente informado por escrito.
É permitida a existência de outros regimes de assiduidade, resultantes da especificidade dos Cursos/Ações de Formação. Nestes casos, o formando será previamente informado por escrito.
Condições de Funcionamento:
As ações de formação presencial em sala só terão início quando estiver garantido o número mínimo de formandos, que permita um bom funcionamento da mesma.
Horários:
-
O horário da formação é variável (laboral, pós-laboral), consoante a modalidade de formação e o projeto, em causa;
-
A definição dos cronogramas e horários da formação é elaborado pelo Gestor de Formação e coordenação pedagógico;
-
O cronograma é apresentado aos formandos, através do site, E-mail e/ou outros instrumentos de comunicação;
-
Quando, por razões alheias à sua vontade e a si não imputáveis, a entidade formadora não puder cumprir integralmente o plano de ação previsto, poderá proceder aos convenientes ajustamentos, comunicando as alterações ocorridas aos formandos com a antecedência que lhe seja possível;
-
Tendo a formação um caráter presencial tem associada uma tolerância permitida de 15 minutos após a hora definida para o início de cada sessão do Curso.
Locais de Formação:
As ações de Formação são realizadas nas instalações da GemsValue e estão sempre no programa de Formação que antecede o início de qualquer ação formativa.
Em qualquer dos casos, os formandos serão devidamente e atempadamente avisados do local selecionado para a realização do curso/ação.
Avaliação e Classificação:
Utilizar-se-ão, conforme aplicável, os seguintes parâmetros de avaliação:
Satisfação/Reação - são definidos internamente procedimentos de acompanhamento do nível de satisfação dos participantes relativamente à formação (avaliação do desempenho dos formadores e outros intervenientes na formação, avaliação de espaços, recursos, equipamentos e outros aspetos envolvidos no desenvolvimento da formação);
Aprendizagem- são definidos critérios de avaliação das aprendizagens antes do início de qualquer ação formativa e comunicadas antecipadamente a todos os formandos, estes critérios são definidos com base nos objetivos gerais e específicos da ação/Curso, nos seus conteúdos e na sua duração.
No final da ação o formando terá direito, consoante o tipo e resultado da avaliação, a:
Certificado de formação profissional e Diploma Interno da organização
-
Será atribuído um Certificado de Formação Profissional, de acordo com a Portaria 474/2010 de 8 de julho, a cada formando que conclua o curso com aproveitamento;
-
A entrega do Certificado de Formação Profissional é condicionada pela verificação da assiduidade nos termos do definido no Programa de Formação do Curso;
-
A entrega do Certificado de Formação Profissional fica condicionada, no caso de existirem pagamentos por regularizar por parte do formando ou seu representante;
Declaração de frequência de formação profissional
-
No caso de ultrapassar o limite de faltas (10% da carga horária total da ação de formação), o formando obterá apenas uma Declaração de Frequência de Formação, com a indicação do número de horas que frequentou.
Direitos dos Formandos
-
Nos termos do presente regulamento o formando tem direito a:
-
Participar na ação de formação, de acordo com os conteúdos definidos no programa;
-
Receber toda a documentação de apoio disponibilizada referente ao Curso;
-
Ser tratado com respeito e correção durante as sessões;
-
Ser integrado num ambiente de formação ajustado ao perfil profissional visado;
-
Receber no final da formação, um certificado comprovativo da frequência ou aproveitamento;
-
Receber informação e orientação para melhor desempenho da sua atividade profissional;
-
Aceder ao processo individual o qual inclui todos os factos relevantes ocorridos durante a sua formação, designadamente, data de início e fim da formação, resultados das provas, faltas injustificadas e sanções aplicadas;
-
Beneficiar de um seguro contra acidentes ocorridos durante e por causa da formação;
-
Ver respeitada a confidencialidade dos elementos constantes do seu Processo Individual;
-
Usufruir de um ensino de qualidade, que lhe proporcione os meios e os materiais de apoio necessários à sua formação.
CAPÍTULO VIII: INTERRUPÇÃO E POSSIBILIDADE DE REPETIÇÃO DE CURSOS
Interrupção da Frequência por Parte do Formando
Aplica-se ao formando o regime estabelecido nas regras da atividade formativa.
A desistência do formando por motivo de força maior considerada válida pelo Gestor de Formação/Coordenador pedagógico dará prioridade ao mesmo de frequentar o próximo curso ou ação similar.
Interrupção da Ação ou Curso e Repetição
Se, por razões de força maior e alheias à vontade da GemsValue, a ação tiver de ser interrompida, serão os formandos avisados das razões. Serão envidados todos os esforços para permitir a repetição da ação.
Aplica-se ao formando o seguinte regime de pagamentos e política de devolução e isenções:
-
O Formando que contrata os serviços de formação da GemsValue pagará a sua inscrição de acordo com a tabela divulgada no ato da inscrição;
-
O pagamento deverá ser feito em dinheiro, cheque ou transferência bancária à GemsValue antes da inscrição, de modo a que esta seja validada.
-
Na impossibilidade do formando poder participar na ação, terá este que avisar a GemsValue por escrito, até 05 dias antes da data de início da ação, de forma a se acionar os mecanismos para o reembolso do pagamento já efetuado.
-
Os cancelamentos recebidos após esta data estarão sujeitos a uma retenção de 75% do pagamento.
-
As desistências, após início do curso, não dão direito a qualquer devolução de pagamento de inscrição, exceto situações em que Gestor de Formação/Coordenador Pedagógico considere ser excecionais.
CAPÍTULO XIX: PROCEDIMENTOS DE QUEIXAS E RECLAMAÇÕES
Forma e Método
-
A melhoria contínua do Processo formativo é parte integrante da Política da Qualidade da GemsValue. Neste sentido, promove-se o acompanhamento da satisfação do formando, dando-se particular importância à recolha, análise e tratamento da opinião dos formandos.
-
São consideradas queixas - ou reclamações - todas as expressões de descontentamento que resultem de atitudes, atuações, procedimentos, condições logísticas ou materiais que violem as normas e regras definidas e acordadas e/ou coloquem em causa a aprendizagem ou atentem contra a dignidade e os direitos de qualquer das pessoas ou entidades envolvidas no processo formativo.
-
As queixas ou reclamações poderão ser comunicadas/apresentadas por Formandos, Formadores ou outros intervenientes no processo formativo, oralmente ou por escrito.
-
Sugestões ou reclamações podem ser diretamente apresentadas ao gestor da Formação, através do nosso correio eletrónico labgemologico@gmail.com, por correio postal, ou presencialmente na seguinte morada: Rua Abade Faria Nº36 A-B 1900-008 Lisboa – Portugal ou recorrendo aos meios disponibilizados pela GemsValue, incluindo o Livro de Reclamações.
-
Todas as sugestões e reclamações serão apreciadas pelo Gestor de Formação e o resultado será dado conhecimento, com a devida fundamentação aos envolvidos, num prazo máximo de 15 dias.
CAPÍTULO XX: DISPOSIÇÕES FINAIS
Alteração às Regras da Atividade Formativa
O presente documento é sujeito a alterações que podem ser devidas a publicação de novas leis, portarias ou regulamentos, considerando-se, neste caso, como fazendo parte do presente regulamento a partir da sua entrada em vigor.
Qualquer alteração introduzida a este regulamento, para além do indicado no primeiro ponto, será identificada como uma Revisão sequencial, mantendo-se este registo atualizado.
Interpretação e Acesso
Quaisquer dúvidas de interpretação ao atual regulamento ou casos omissos no presente regulamento ou supervenientes são resolvidas ou decididos pela Gerência sendo o responsável máximo Engenheiro António Santos Pinto da Silva Pereira de Almeida Lino.
Janeiro de 2018
A Gerência.